Conheça as obras da autora Crys Mendes
Conheça algumas antologias poéticas que contam com a participação e contribuição da autora Crys Mendes
MULHERES POETAS (2021)
Organizada pela Editora Mente Aberta, a antologia poética Mulheres Poetas traz as muitas vozes que são espelhos das diversas personalidades que compõe as autoras que contribuíram com a obra. São diversas vozes e personalidades de diversos países, cada uma trazendo consigo toda sua autenticidade e reconhecimento de sua forma de compreender o mundo.
A antologia representa a porta de entrada da autora, Crys Mendes, no universo da poesia e da literatura, que contribuiu com dois poemas de sua autoria: "Perten-ser" e "Essa tal de pandemia". Ambos os poemas trazem à tona em seus versos as reflexões e as transformações proporcionadas pela pandemia da Covida-19. Após longos momentos de imersão em si mesma e de reflexão, os versos se manifestaram, vindo a compor parte do todo que completa esta obra.
BRASILIDADES POÉTICAS (2021)
Brasilidades Poéticas é uma antologia organizada pela Editora Mente Aberta, reunindo obras poetas e poetisas de diferentes idades, etnias, gêneros, classes sociais, visões de mundo e estilos poéticos. Contendo poetas e poetisas iniciantes e experientes, representando as cinco regiões do país, as temáticas são variadas, plurais, assim como o Brasil, o resultado dessa contribuição foi um interessante mosaico de brasilidades.
Nesta obra, que representa a segunda participação de Crys Mendes em antologias e a expansão de sua prática da escrita literária, a autora contribuiu com o poema "Evidência, ciência ou consciência?", representando, assim, as autoras do estado da Bahia.
MENTES POÉTICAS II (2021)
Mentes Poéticas II reúne 95 autoras e autores de diversos estados do Brasil e também de Portugal, contando com o olhar atento e crítico do escritor Aleilton Fonseca e da professora Sinéia Maria Teles Silveira, que nos brindaram com o prefácio e o texto para as orelhas, respectivamente.
Em Mentes Poéticas II, a poetisa contribuiu com dois poemas de sua autoria, sendo eles, respectivamente, "Conhece-te!" e "Impermanência". Os dois poemas são resultado de um processo de percepção e descoberta acerca de si no mundo.
RECOMEÇO EM VERSOS (2021)
A antologia poética Recomeço em Versos, organizada pela Editora Itapuca, traz em si a proposta de recomeços através da poesia. Da mesma forma, também traz consigo versos que relatam e inspiram os recomeços da vida.
Assim, a proposta da antologia foi de encontro com o processo da autora, Crys Mendes, que recomeçou através da poesia. Sua contribuição contou com seus dois poemas, "O amor muda o cenário" e "Tempo de memórias...", em que a poesia relata transformações pessoais que a levaram ao recomeço da vida e de sua essência.
PRECISO ESCREVER (2022)
Preciso Escrever é uma antologia organizada pela Editora Itapuca e cuja proposta é a de explorar, através de textos literários, a necessidade do escritor/escritora de escrever. Sejam ideias soltas, reflexões ou apenas o ímpeto de aliviar um peso do peito, a obra reúne textos que compartilham o poder transformador e terapêutico que a escrita tem.
Estão presentes nesta obra dois poemas de Crys Mendes: "Ao ser que eu sou" e "A lição do silêncio". Ambos os poemas evidenciam a experiência e a relação da autora com a escrita, da mesma forma que também revela o impacto transformador que escrever trouxe para a sua vida.
MULTIVERSOS (2022)
Organizada pela Psiü Editora, Multiversos é uma obra que reúne em si todo um multiverso de poemas. Cada texto revelando um universo único, uma forma singular de enxergar e compreender o mundo (e o próprio universo!).
A autora Crys Mendes participou da antologia Multiversos com três poemas de sua autoria: "Partícula de amor", "Eu sou com rima" e "Coragem pra ser". Em cada texto, é possível compreender tanto uma abordagem quanto uma aventura no multiverso que habita a própria autora. Cada verso é uma jornada através de uma realidade poética única.
CURA POÉTICA 2 (2022)
Este livro é o quarto da série “Delirium Liricus”, que compara cada poesia a uma pílula, classificando-as como remédios (quando mais otimistas), venenos (quando mais pessimistas) e placebos (quando feitas para divertir, encantar). No entanto, pouco importa se os versos são de amor, revolta, contemplação... Escrever e ler poesias são sempre boas formas de se curar feridas da alma. Na antologia Cura Poética 2, os poetas seguem extravasando o que trazem dentro de si em uma época de tantas incertezas.
Nesta antologia, a autora, Crys Mendes, contribuiu com os poemas "Escravos do tempo?" e "Poesia sem medo". Partindo da reflexão e alcançando a concretização, ambos os textos abordam a escrita poética como caminho para exteriorizar aquilo que precisa sair, que precisa ser dito, permitindo, assim, alcançar-se a cura.
LEMBRANÇAS (2023)
Organizada pela editora Itapuca, Lembranças é uma antologia poética que traz a temática do lembrar-se. Quando se lembra de algo, automaticamente se rememora esta lembrança. Uma vivência que renasce a cada vez que alcança a superfície da consciência.
Participando com dois poemas seus, "Sabe nada, inocente!" e "Cegueira invisível", Crys Mendes, aborda o lembrar e o rememorar através de seus versos. Partindo de suas experiências e reflexões, a autora trabalha a lembrança como algo "invisível", algo que é novamente vivido e sentido, embora visto apenas na imaginação.
MENTES EM HARMONIA (2024)
A autora Crys Mendes participou da antologia Mentes em Harmonia, organizada e produzida pela Monique Machado (Do Livro Não me Livro). A obra tem por objetivo proporcionar espaço para expressar, através da escrita, a importância da busca por ajuda emocional, reunindo textos que compartilham versos e prosas que retratam experiências pessoais ou ficções acerca da saúde mental.
Crys Mendes nos presenteia com três poemas de sua autoria, sendo eles: "Luz na Escuridão", "Falo de Você, Falo de Mim", "Chave do Coração". Através de seus versos que combinam os sentimentos da alma e os conflitos emocionais que levam ao desgaste da mente, a autora contempla o tema proposto, trazendo acolhimento aos leitores, sendo seus versos verdadeiros bálsamos de luz e harmonia para as diversas mentes.
DEPENDÊNCIA ONLINE (2024)
A autora Crys Mendes participou da antologia Dependência Online, organizada e produzida pela Monique Machado (Do Livro Não me Livro). A obra tem por objetivo proporcionar espaço para que autores e psicólogos possam expressar, através da escrita, os perigos, as armadilhas e os desgastes proporcionados pelo vício nas redes sociais, reunindo textos que compartilham versos e prosas que retratam experiências pessoais ou ficções acerca dos impactos causados pelas redes tanto no cotidiano quando na saúde mental.
A autora contribuiu com três textos de sua autoria: "Usuário Inocente", Se eu Fosse Você..." e "Faça um Download". Juntos, os textos compõem o capítulo 3 da obra, trazendo análises e reflexões sobre o tema da antologia.
BURNOUT:
O Equilíbrio em Chamas (2024)
A autora Crys Mendes participou da antologia Burnout: o equilíbrio em chamas, organizada e produzida pela Monique Machado (Do Livro Não me Livro). A obra tem por objetivo proporcionar espaço para que autores e psicólogos possam expressar, através da escrita, os efeitos do burnout nas pessoas e na sociedade contemporânea, reunindo textos que compartilham versos e prosas que retratam experiências pessoais ou ficções acerca dos impactos causados pelo desgaste de um ritmo de vida frenético proporcionado pelo modelo atual de rotina.
A autora contribuiu com um texto escrito especialmente para esta obra. Intitulado "Alma em Chamas", o texto divaga pelo tome da antologia, sendo seu próprio título um trocadilho e complemento ao nome da obra.
A LUZ DO AUTOCONHECIMENTO:
As Respostas Estão
Dentro de Você (2024)
A autora Crys Mendes tem sua participação confirmada na antologia A Luz do Autoconhecimento: as respostas estão dentro de você, organizada e produzida pela Monique Machado (Do Livro Não me Livro). A obra tem por objetivo proporcionar espaço para que autores e psicólogos possam expressar, através da escrita, o autoconhecimento e um mergulho interno na imensidão de nós mesmo em busca de respostas que, muitas vezes, estão em nosso próprio interior. A obra reunirá textos que compartilham versos e prosas que retratam experiências pessoais ou ficções acerca das investigações e descobertas acerca de nosso próprio "eu".
Em breve, mais informações sobre a participação da autora e da obra, onde e como adquirir o seu exemplar!
VOZES DO LUTO:
A Dor Que Fica (2024)
A autora Crys Mendes tem sua participação confirmada na antologia A Luz do Autoconhecimento: as respostas estão dentro de você, organizada e produzida pela Monique Machado (Do Livro Não me Livro). A obra tem por objetivo proporcionar espaço para que autores e psicólogos possam expressar, através da escrita, o processo de luto, sejam de seus impactos ou das dores que permeiam aqueles que se despedem de entes queridos. A obra reunirá textos que compartilham versos e prosas que retratam experiências pessoais ou ficções acerca dessas dores, trazendo compartilhamento e acolhimento para aqueles que viveram ou estão vivendo uma perda significativa.
Em breve, mais informações sobre a participação da autora e da obra, onde e como adquirir o seu exemplar!
BOA NOITE, MOÇA (2024)
A autora Crys Mendes participou da antologia Boa Noite, Moça, organizada por Adriana Vaitsman e produzida pela Letras Virtuais Editora. A obra traz à tona tema relevante sobre a força da ancestralidade feminina, além de homenagear e reconhecer as mulheres sagradas, profanas, sacerdotisas, anciãs, curandeiras, bruxas e outras tantas que nos habitam.
A obra será lançada em Sarau Poético durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2024), em setembro.
Em breve, mais informações sobre a antologia e a contribuição da autora!
NÓS: Poesias Para Tardes Ensolaradas Vol. II(2024)
A autora Crys Mendes participou da antologia Nós: poesias para tardes ensolaradas (Vol. II), organizada e produzida pela Lura Editorial. A obra tem por objetivo celebrar dias ensolarados em uma nova viagem poética. Assim, o Volume II desta antologia continua valorizando e prestigiando poetas brasileiros, além de explorar a pluralidade de significados da palavra "nós".
A autora contribuiu com o texto "Poesia, Presente!".
Em breve, mais informações sobre a obra e seu lançamento, onde e como adquirir o seu exemplar!